Dez dicas de alimentação saudável

 em saude

Na hora da sobremesa, prefira as frutas da época.

Nesta época de festas e férias bate um desespero em algumas pessoas: todo esforço para perder uns quilinhos ou manter a forma durante todo o ano pode ir por água abaixo com tantas tentações gastronômicas. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 dicas para você encontrar o equilíbrio entre diversão e saúde. Vamos lá!

1) Faça um lanche saudável antes de qualquer festa, assim você evita comer tudo o que vê pela frente. Geralmente temos uma variedade muito grande de pratos. Combinar uma opção mais calórica com vários tipos de vegetais (saladas cruas e cozidas) pode ser uma solução para diminuir o consumo total de calorias. Pense quais calorias são necessárias e consuma na medida certa.

2) Não misturar os carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa e arroz com batata. Escolha qual destes acompanhamentos mais gosta e consuma somente um deles.

3) Não centralize o pensamento na comida. Valorize estar com a família e amigos, e crie formas de se distrair, como amigo oculto, entrega de presentes, etc..

4) Utilizar alimentos light e diet no preparo da ceia pode diminuir um pouco a gordura e o açúcar dos alimentos.

5) Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras. Sugestão: a clássica rabanada pode ser feita com açúcar magro e assada No forno. Assim, se torna muito mais leve e continua saborosa.

6) Tenha prazer com cada escolha, saboreie deliciosamente e não fique pensando na próxima porção que será servida.

7) Na hora de escolher a sobremesa e as bebidas, as frutas e os sucos da época vão ser as melhores opções: pêssego, abacaxi, ameixa, manga e goiaba. Se não resistir aos doces, escolha as sobremesas que contenham frutas.

8) As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e só fazem bem para o coração, além de prevenir o envelhecimento. Podem ser consumidos na medida certa.

9) comeu muito na festa? Não inicie um jejum nem fique se sentindo culpado. Reinicie uma alimentação mais adequada logo depois.

10) O mais indicado é ter um profissional verificando preferências e adaptando a alimentação. É totalmente possível se divertir com disciplina e manter o foco na saúde.

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