Frutas que podem ajudar a emagrecer

 em saude

Veja como tirar proveito delas.

Quer emagrecer? Coma frutas. Sim, elas devem fazer parte, de forma indispensável, do seu cardápio. Além de deliciosas e saudáveis, elas contêm propriedades que ajudam a perder peso. “As frutas são riquíssimas em fibras, especialmente na casca contém pectina, uma fibra solúvel que forma um gel sobre o estômago, reduz a absorção de gorduras e aumenta a sensação de saciedade”, explica Gisleide Lemes, nutricionista responsável pelo controle da qualidade da Benassi. Além disso, as frutas também possuem substâncias antioxidantes que ajudam a impedir que ativos inflamatórios no organismo atrapalhem no processo de emagrecimento.

É importante lembrar que, tanto para ter uma alimentação mais saudável quanto para perder peso, as frutas devem ser consumidas diariamente como parte de uma dieta equilibrada. Muitas frutas dão aquela sensação de saciedade que ameniza a fome, o que colabora para que consumamos porções menores de alimento (o que por si só já faz uma grande diferença na hora de perder os quilinhos extras). Além disso, elas também matam aquela vontade de comer doces (muito mais calóricos e menos saudáveis).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cinco porções (o equivalente a 400 gramas) ao dia de frutas, é o mínimo necessário para deixar o organismo mais forte e protegido de doenças. Algumas frutas contribuem para a perda de peso combatendo a retenção de líquidos. Isso porque são diuréticas, ou seja, aumentam a excreção de água do corpo. Geralmente, frutas ricas em potássio ajudam na eliminação de sódio, provocando a redução de líquido do organismo como é o caso do limão, do kiwi, da melancia e do abacaxi.

> Equilíbrio

Mas o essencial é bom senso e equilíbrio e por isso seguem algumas dicas da nutricionista:

* Regularize o horário das refeições.
* Faça todas as refeições, se alimentando no mínimo a cada 3 horas
* Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
* O café da manhã é a primeira refeição do dia, por isso deve ser a mais completa, isso trará energia para começar suas atividades. Invista em um café da manhã com variedades de frutas e cereais. Nas principais refeições inclua frutas, verduras e legumes.
* Evite o consumo de refrigerante ou substitua por suco natural de frutas.
* Valorize os alimentos in natura porque neles você tem a fonte da juventude, o nosso organismo responde de acordo com o combustível que o abastecemos.

Você sabe a quantidade de calorias das frutas mais consumidas? Não? Então veja só:

FRUTA // CALORIAS
Açai – 247 kcal
Abacate – 162 kcal
Abacaxi – 52 kcal
Ameixa – 47 kcal
Banana – 87 kcal
Caqui – 78 kcal
Carambola – 29 kcal
Cereja – 63 kcal
Figo – 62 kcal
Goiaba -69 kcal
Laranja – 42 kcal
Maça – 58 kcal
Mamão – 32 kcal
Melão – 25 kcal
Melancia – 22 kcal
Morango – 36 kcal
Pêra – 56 kcal
Pêssego – 43 kcal
Uva – 68 kcal

> O poder das frutas para quem pratica atividade físicas

Para os praticantes de atividade física o ideal é consumir antes do treino, frutas ricas em potássio e de baixo índice glicêmico (potencial que o alimento têm em aumentar a glicemia), para um melhor rendimento prefira frutas como morango, maçã, uva, pêra e ameixa.
A água de coco também pode ser consumida antes da atividade física, pois age como isotônico natural repondo os sais minerais.

Após o treino consuma frutas com um maior índice glicêmico como banana, melancia, abacaxi e laranja, e com ótimo poder antioxidante, o que evita lesões musculares e cãibras. Podemos encontrar os antioxidantes, como vitamina C, nas frutas cítricas como a laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi e morango.

As dicas são da nutricionista Gisleide Lemes.

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