O poder das nozes, castanhas, frutas secas e sementes

 em saude

Na correria do dia a dia essa misturinha pode ser prática e se tornar uma grande aliada de uma alimentação saudável.

Para quem quer manter a forma física, controlar o colesterol, melhorar a circulação e até retardar o envelhecimento, vai a dica: as nozes e castanhas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, ricas em ômega 3 e ômega 6. Já a gordura contida nas nozes, castanhas e amêndoas têm efeito benéfico na circulação e no colesterol assim prevenindo as doenças cardiovasculares. “Essas sementes têm um potente efeito antioxidante, reforçam as defesas do organismo e trazem benefícios para saúde da pele, cabelo e olhos”, ressalta Gisleide Lemes, nutricionista responsável pelo controle da qualidade da Benassi.

São tantos benefícios que as sementes e frutas secas viraram sinônimo de petiscos saudáveis tanto para quem quer controlar o peso quanto para quem aprecia a mistura de sabores. “Para quem quer controlar o peso o ideal é consumir um mix dessas frutas e sementes entre as principais refeições porque eles são digeridos de forma mais lenta pelo nosso organismo ajudando a aumentar a saciedade e por isso auxiliam na dieta de controle de peso”, explica a nutricionista.

Na correria do dia a dia as sementes e frutas secas por serem práticas se tornam uma grande aliada de uma alimentação saudável. A combinação de frutas secas como, por exemplo, damasco e castanha do Pará, ameixa e tâmara e frutas desidratadas como abacaxi, pera, banana ou maçã, oferece e garante diversos nutrientes ao organismo. Esse mix pode ser o substituto perfeito da barrinha de cerais.

Por serem uma fonte rica de energia, as castanhas, nozes e amêndoas podem ser consumidas antes da prática de atividades físicas pois garantem ao organismo um estoque de energia para ser queimada durante o treino. “Essas sementes também evitam a fadiga pós-treino e, para quem quiser controlar o peso, recomendo o consumo de 3 castanhas ou amêndoas antes do almoço porque elas aumentam a sensação de saciedade”, fala Gisleide.

Agora, a mudança de hábito começa desde cedo e traz resultados significativos para a saúde das crianças. A dica é trocar os biscoitos e salgados industrializados da lancheira por esse mix de sementes e frutas secas que são muito mais saudáveis

E para finalizar, Gisleide Lemes lembra que o consumo dessas frutas secas e sementes não deve exceder 30 gr/dia, pelo seu valor calórico. Opte sempre pelos os frutos em seu estado mais natural possível, evitando os salgados e temperados.

Tabela nutricional

> Castanha do Pará (15 gr/ 3 unidades):
Valor energético 68 kcal
Carboidratos 2,4gr
Proteínas 1,4gr
Gorduras totais 6,5gr
Gorduras saturadas 1gr
Gorduras trans **
Fibra alimentar 1,3gr
Sódio 2mg

> Nozes (15 gr/1 colher de sopa):
Valor energético 98kcal
Carboidratos 2,gr
Proteínas 2,2gr
Gorduras totais 9,6gr

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